23 de janeiro de 2007

Aprendizado contínuo em Marketing

Muito do que é feito em uma empresa por um profissional de Marketing é efeito do feeback obtido ao colocar em funcionamento um projeto, desde seu planejamento até o ponto em que o produto ou serviço é consumido.
Em alguns casos o aprendizado é feito com base me uma Pesquisa de satisfação, outras vezes pode ser realizado com um retorno do consumidor, através de:
  • E-mail: uma das formas mais rápidas e que hoje traz facilidades para o consumidor, é um veículo eficiente e pode conter Informações vitais para que pequenos ajustes sejam feitos, bem como reclamações que devem gerar melhoria no que foi apontado como menos eficiente pelo consumidor;
  • Carta: ainda um meio de Comunicação muito usado, que pode trazer as mesmas questões, hoje abordadas em e-mail, contribuindo para que a empresa possa satisfazer os desejos e necessidades do consumidor;
  • Telefone: muito utilizado pelos SAC nas empresas, é um contato verbal e que, em sua razão de ser, têm como objetivo sanar as dúvidas, receber o que está menos eficiente no produto ou serviço e dar ao profissional de Marketing uma forma de mensurar como estão sendo satisfeitos os desejos e necessidades;
  • Pesquisa: pode ser feita no local de compra, logicamente com clientes que já possuam o hábito de comprar os produtos e serviços da empresa, é uma forma de quantificar e qualificar o que é bom e o que pode melhorar, também pode ser feita em outros locais, com o mesmo intuito e retornar Informações claras e objetivas ao profissional de Marketing, existe também a possibilidade de realizar uma Pesquisa antes de colocar um produto no mercado, seja por grupo de foco (focus group) ou por experimentação (uma cidade, bairro ou região é selecionada para ser o mercado de testes).
O mercado exige que todos os profissionais estejam preparados, a concorrência sempre busca estar um passo à frente da sua empresa e estuda constantemente os passos das outras organizações, por isso, ao elaborar uma estratégia, deve-se estar atento ao mercado, ao consumidor e à concorrência.
Um profissional de Marketing sempre deve buscar o aprendizado, muito do seu trabalho depende de Pesquisa, então é necessário compreender e explorar os pontos vitais para o seu produto ou serviço ofertado no mercado.
Ter em mãos dados que sejam pontualmente atuais, até mesmo os históricos, pode dar uma Vantagem competitiva à organização.
Criar é um exercício diário, mas sem aprender não há como criar, então é vital que o profissional de Marketing esteja disposto a trabalhar com uma equipe muito melhor do que ele mesmo, possibilitando o crescimento de toda a organização.