6 de janeiro de 2007

As 16 tendências do Marketing

Com a evolução do mercado, o conhecimento adquirido pelo consumidor sobre os produtos e serviços ofertados, foi elaborada uma Pesquisa que apontou para dezesseis tendências culturais que estão afetando o mercado diretamente.
Logicamente o mercado evolui com as novas gerações, novas tecnologias, exigências do consumidor, novos concorrentes e tendências.
Nesta Pesquisa apontam-se essas tendências como:
  1. Retorno às origens: a tendência de utilizar práticas antigas como âncoras ou suporte para os estilos de vida modernos;
  2. Viver: o desejo de viver mais e desfrutar mais a vida;
  3. Mudança de vida: o desejo de seguir um estilo de vida mais simples e menos agitado;
  4. Formação de clãs: a crescente necessidade de se associar e pertencer a grupos para enfrentar um mundo mais caótico;
  5. Encasulamento: o impulso de proteção quando o que acontece lá fora é muito difícil e assustador;
  6. Volta ao passado: a tendência de as pessoas agirem e se sentirem como se fossem mais jovens que sua idade cronológica;
  7. Egonomia: o desejo de oferecer a si mesmo posses e experiências;
  8. Aventura da fantasia: a necessidade de encontrar válvulas de escapes emocionais para compensar as rotinas diárias;
  9. FemininaMente: o reconhecimento de que homens e mulheres agem e pensam de maneira diferente;
  10. Queda de ícones: a idéia de que 'se é grande, é ruim';
  11. Emancipação: a emancipação dos homens de seus papéis masculinos estereotipados;
  12. 99 vidas: a tentativa de aliviar as pressões do tempo fazendo muitas coisas de uma vez só;
  13. Revanche do prazer: busca clara e 'assumida' do prazer, em oposição ao autocontrole e à privação;
  14. S.O.S (Salve O Social): o desejo de tornar a sociedade mais responsável com relação à educação, à ética e ao meio ambiente;
  15. Pequenas indulgências: uma inclinação para se satisfazer com pequenos exageros, a fim de obter um estímulo emocional ocasional;
  16. Consumidor vigilante: a intolerância para com produtos de baixa qualidade e serviços inadequados.
Todos os pontos são percebidos e sentidos pelo consumidor, o mercado necessita estar atendo ao desejos e necessidades deste consumidor mais ativo que está controlando muito mais as ações das organizações.
É importante que o profissional de Marketing saiba qual é a tendência do seu Segmento ou nicho de mercado, quem é seu consumidor e qual é o conhecimento deste consumidor com relação aos produtos ofertados, pela própria empresa e a concorrência.
Fonte: POPCORN, Faith, The Popcorn report. Nova York, 1992.