2 de janeiro de 2007

Atendimento do consumidor em Marketing

Todos os dias bilhões de pessoas compram e são atendidas no mundo, o mercado precisa de consumidores para sobreviver, para evoluir, criar e gerar fidelização de clientes.
Um dos pontos que mais influencia na hora de decidir pelo retorno a mesma loja é o atendimento, quando bem feito e direcionado aos desejos e necessidades do consumidor traz retorno garantido ao mercado, à organização e ao próprio consumidor.
Atender não é apenas receber o cliente para pagar sua compra, nem mesmo pegar apenas o produto requisitado e entregá-lo ao consumidor, atender é uma ferramenta que a cada dia ganha mais força dentro das organizações, deve-se ter excelência em atendimento.
O mercado dá prêmios para as empresas que melhor atendem seu consumidor, quando um cliente é bem atendido certamente recomendará esta ou aquela loja ou empresa.
Em um momento onde buscam-se diferenciais em produtos, pode-se deixar de lado o atendimento ao consumidor, que em alguns casos não necessita ser feito pessoalmente, como por exemplo:
  • Telemarketing;
  • Cartas;
  • E-mails;
  • SAC.
Os instrumentos citados são usados constantemente pelo consumidor que deseja obter mais Informações sobre um produto, serviço ou até mesmo solucionar alguma necessidade fazendo uso de um dos serviços disponíveis da empresa.
Atender aos desejos e necessidades do consumidor torna-se cada vez mais trabalhoso, requer muitos estudos, Pesquisa e Desenvolvimento, estratégias etc.
Hoje o consumidor é tão necessário quanto a própria organização, sem ele o mercado pára e perde sua razão de existir.
O importante não é atender o cliente, mas sim ao cliente, uma diferença tão pontual que poucas empresas se dão conta disso, mas também não deve-se deixar toda e qualquer decisão nas mãos do consumidor.
Na maioria das vezes o consumidor não sabe realmente o que deseja e acaba criando produtos ou serviços sem nexo com a realidade da organização, um dos exemplos que pode demonstrar é o episódio de Os Simpsons onde Homer encontra seu irmão e acaba fabricando o carro de seus sonhos, que ao ser demonstrado para o público é motivo de piadas e não é bem aceito pelo público, pois o carro foi feito exclusivamente por e para Homer, demonstrando que o consumidor sempre necessita da ajuda das organizações para adquirir um produto que ele realmente deseje e necessite.
Atender ao cliente não é realizar todos os seus sonhos, mas fazer com que ao menos 82% de seus desejos e necessidades sejam satisfeitos no mercado e pela sua empresa, gerando a fidelização do consumidor.