20 de janeiro de 2007

Cadeia de Valor em Marketing

Valor é um do pontos mais importantes para o consumidor, um produto ou serviço que tenha um preço fora do padrão de mercado têm um Valor muito abaixo ou acima dos concorrentes, em muitos casos pode-se perceber que existem produtos similares e que, devido as características, são colocados preços acima do mercado para tentar valorizar a Marca.
Ao saber que o Valor inicia-se na escolha da matéria-prima a ser usada, algumas empresas acabam optando por Posicionar os produtos e serviços de acordo com o Segmento de mercado escolhido, sendo assim podem classificar seus produtos para:
  • O mercado em geral (Marketing de massa);
  • Segmentos de mercado;
  • Nichos de mercado;
  • Micronichos de mercado;
  • Marketing 1-para-1.
Um profissional de Marketing sabe da importância de todos os quesitos envolvidos na fabricação de produtos e na execução dos serviços, logicamente tende a valorizar os seguintes pontos dentro da sua cadeia de Valor:
  • Matéria-prima adequada: para que os produtos estejam de acordo com o seu mercado, deve-se saber que a qualidade e custo da matéria-prima dá o início do Valor dos produtos e serviços que serão ofertados aos consumidores;
  • Fornecedores certificados: quanto melhor o nível de qualidade dos fornecedores, melhor deverá ser o produto ou serviço, automóveis em geral são feitos com aço, já os automóveis super-esportivos são feitos, em boa parte, de fibra de carbono, então os certificados irão qualificar os fornecedores e atestar a qualidade do produto oferecido;
  • Maquinário atualizado: sem máquinas em perfeito estado de funcionamento não há como entregar ao consumidor produtos integralmente perfeitos, por isso é necessário pessoal especializado para lidar com as máquinas em todo o processo de produção, seja para o produto seja para o serviço, valorizando as exigências do consumidor e permitindo que os preços sejam justos e compatíveis com o mercado ao evitar desperdícios na linha de produção;
  • Pessoal apto: para desempenhar cada uma das funções são necessários funcionários, desde o fornecedor até o ponto de venda, qualificados, com uma postura adequada perante a organização e ao Posicionamento dos produtos e serviços ofertados, especialmente quando há o contato direto entre o consumidor e o vendedor.
Uma cadeia de Valor não é construída sem muita dedicação, por isso é importante que os profissionais de Marketing tenham Informações em mãos para direcionar o método mais eficaz de atingir o nível de qualidade esperado pela organização, para Posicionar a Marca de acordo com o público-alvo desejado.
O Marketing não acaba no ponto de venda, ele apenas traz o feedback para que todo o processo de Marketing seja melhorado constantemente, afim de entregar ao consumidor produtos e serviços adequados às suas necessidades e desejos, para que a concorrência não conquiste o consumidor e o mercado antes da sua empresa.