19 de janeiro de 2007

Distribuição em Marketing

Atualmente o ponto mais visível aos olhos do consumidor e que dá visibilidade ao produto, à Marca e a empresa é a Distribuição.
Muitos podem imaginar que Marketing é Propaganda, por desconhecimento da ciência e até mesmo pela imagem criada por profissionais completamente despreparados e sem a menor condição de atuar na área.
A Distribuição é tão importante, atualmente, quanto produzir, divulgar e compreender o mercado, é um dos fundamentos que mais trazem ao consumidor a satisfação por adquirir um produto de certa Marca.
As empresas estão cada vez mais especializando-se em Distribuição, não somente a Logística como alguns poderiam imaginar, mas todos os componentes que envolvem os estudos dessa área tão importante, como:
  • Maior consumo: a sazonalidade é um dos fatores que pesam nas decisões tomadas para que a rede de Distribuição seja montada;
  • Setores mais importantes: algumas empresas têm peso maior na cadeia de Distribuição, nada mais natural que valorizar os melhores clientes:
  • Organização: rotas bem estruturadas, meios de transporte adequados, horários bem formulados podem colaborar para todo o fluxo criado pela Distribuição;
  • Clientes: devem estar classificados por setor, tamanho, volume etc., para que haja um planejamento bem elaborado e que traga a fidelização e formação de parceiras duradouras;
  • Armazenagem: não basta apenas levar e trazer (simplificando o termo Distribuição), é necessário ter condições adequadas para transportar, movimentar, estocar e muitas outras variáveis necessárias para cada produto;
  • Transporte: muito mais do que levar e trazer, cabe ao transporte entregar aos clientes o produto, fazer com que a empresa ganhe confiança de seus parceiros, desde os fornecedores até o ponto de venda mais próximo do consumidor, é um dos momentos que mais podem gerar vantagens a empresa, quando feito rapidamente, de maneira eficiente e sem prejudicar a cadeia envolvida em Distribuição.
Para algumas pessoas o simples fato de colocar na prateleira um produto é responsabilidade dos pontos de venda, mas elas não conhecem todos os fatores que envolvem, as variáveis que levam a estudar cada vez mais a Distribuição, não como o ponto final do Marketing, mas um dos elos que mais favorecem as organizações e às levam ao sucesso no mercado.
É natural que muitas empresas ainda não dêem o Valor à Distribuição, mas como exemplo pode-se citar a Coca-Cola, em qualquer lugar o seu produto mais famoso, que leva o mesmo nome da empresa é encontrado em todos os locais, independente da sua localização, tamanho e consumo.
Quando as organizações compreenderem melhor o que é Marketing, poderão alcançar o sucesso mais facilmente, enquanto isso deixam seu destino nas mãos do mercado e da concorrência.