26 de janeiro de 2007

Feedback de Marketing

Para um profissional de Marketing o feedback é essencial, é um dos termômetros do mercado e também auxilia a melhorar a relação consumidor e empresa.
O feedback é o retorno dado pelas pessoas a tudo o que é ofertado pela empresa, seus produtos e serviços e também a satisfação do consumidor.
Desde a elaboração do planejamento é possível perceber que o feedback não é o fim do processo de Marketing, mas o elo de ligação entre todos os processos, estratégias e o mercado.
Saber usar o feedback é obter vantagem sobre os concorrentes, é conhecer melhor o que pode completar a satisfação do consumidor e auxiliar a abrir um leque de opções diante do mercado.
Também é possível perceber que o feedback traz:
  • Aprendizado contínuo: pela facilidade em captar as Informações passadas pelos consumidores é possível rever alguns pontos dentro do processo de Marketing e melhorar a sua posição no mercado ou ampliar a fatia conquistada;
  • Informações: quanto mais preparado for o Canal utilizado, melhor será a Informação captada, permitindo que as necessidades e desejos do consumidor sejam atendidas;
  • Novas perspectivas: abrem-se opções que podem escapar aos olhos da organização, novas aplicações dos produtos e serviços são bem-vindos quando há a maturidade no mercado;
  • Aprimoramento de processos: dentro da linha de produção muitos processos podem ser melhorados com auxílio das pessoas que ali estão, até mesmo o processo de Marketing sempre deve ser melhorado para não deixar a concorrência aproximar-se da sua organização e tomar seu espaço no mercado;
  • Conhecimento do mercado: quanto melhor a qualidade do aproveitamento das Informações, melhor será o resultado, mais dados são captados e transformados em Informações extremamente úteis para o profissional de Marketing sobre um determinado mercado-alvo;
  • Proximidade com o consumidor: o Canal usado para um contato direto com o consumidor torna-o integrante da organização, guardadas as devidas proporções, e acaba gerando uma fidelização entre o consumidor e a empresa, que auxiliam-se mutuamente para obter benefícios conjuntos e necessários;
  • Interação com o mercado: a empresa não sobrevive sem o mercado, é necessário que a empresa tenha, de certa forma, vida e que proporcione esta percepção, desde o consumidor, passando pelos concorrentes e colaboradores que ali cumprem suas funções diariamente para atender aos desejos e necessidades do consumidor.
Ao ter feedback, uma organização ganha em todos os sentidos, preferencialmente todos gostam de ganhar elogios, mas apontar o que pode ser melhorado é muito melhor, pois faz com que o profissional de Marketing possa aprender continuamente e traga esse diferencial para toda a organização, preocupando-se com as pessoas que ali exercem funções e que buscam entregar o melhor produto ou serviço ao consumidor diariamente.