24 de janeiro de 2007

Marketing experimental

Muitas vezes o profissional de Marketing, em conjunto com sua empresa, utiliza-se da estratégia de Marketing onde a experiência do consumidor é utilizada para testar a aprovação de um novo produto ou serviço ofertado.
Naturalmente a tecnologia é um dos grandes favorecidos com este modelo, especialmente em momentos em que a dúvida da necessidade daquele produto pode parecer não muito clara.
Diante da concorrência, escolhe-se a opção de oferecer uma experiência ao consumidor, deixar que ele teste o produto, faça uso e descubra quais são os benefícios que acompanham-no durante o período em que o testa.
Com as facilidades criadas por programas (softwares) sofisticados é possível inserir o consumidor no ambiente desejado, especialmente quando o assunto é um imóvel, em que o uso das ferramentas que possibilitam criar um mundo virtual e tridimensional deixam o consumidor à vontade para passear e conhecer o produto.
Em certos casos esta estratégia de Marketing é usada para que sejam feitas comparações entre produtos, uma empresa coloca em dúvida se a escolha dos produtos concorrentes é melhor para o consumidor, deixando em aberto a oportunidade de experimentar seus produtos.
Logicamente a grande maioria deve saber que este modelo de experimentação é muito usado em lojas de automóveis, é necessário que o fabricante dê a oportunidade do consumidor usar um produto para decidir comprá-lo ou não, evitando assim que o consumidor saia insatisfeito de sua loja.
Os programas (softwares) utilizados também estão sempre disponibilizando uma versão de demonstração ou beta para que o usuário tenha a oportunidade de decidir pelo uso contínuo ou compra do mesmo, tudo feito para que o programa seja melhorado e tenha aplicações necessárias e visíveis aos olhos do consumidor.
Em uma onda onde a Internet está tomando parte dos itens básicos que as pessoas devem ter em suas casas, nada mais natural que sempre ofertar produtos e serviços através de meio eletrônico, campanhas por e-mail ou Propagandas em páginas da Internet.
Cada vez mais é necessário oferecer ao consumidor a comodidade para a escolha dos produtos que adquiri, o Marketing experimental auxilia na escolha do melhor produto ou serviço.
A empresa que não permitir este contato mais profundo do consumidor com seus produtos, poderá, em pouco tempo, estar deixando de atuar no mercado, pois os concorrentes sempre estarão dando ao consumidor uma experiência totalmente nova e que o deixa a vontade para apontar o que mais gostou e o que pode melhorar no produto ou serviço testado.
Cada vez mais os profissionais de Marketing devem conhecer seus produtos ofertados, usar de estratégias que tragam o consumidor ao produto e serviço e que o deixe provar, facilitando assim a possibilidade de compra, essencialmente porque o consumidor sabe o que está levando.