7 de janeiro de 2007

Novos meios de Comunicação em Marketing

Hoje percebe-se facilmente que os Blogs tornaram-se a mais nova ferramenta de Comunicação entre os executivos de grandes empresas e o consumidor, criando um vínculo mais profundo entre as Marcas da empresa e o próprio consumidor.
Aproveitando-se do poder de alcance dos Blogs, os executivos passam a conversar diretamente com o mercado consumidor, podem medir a temperatura do que pensa, fala e o que quer o consumidor dos produtos adquiridos.
No Brasil ainda não há esta cultura em colocar a empresa em contato com o consumidor por meio de Blogs, talvez pela pouca base de internautas ou mesmo a falta de visão estratégica dentro do planejamento.
Por mais que o Blog acabe tornando-se a mais nova e poderosa ferramenta de uma empresa ao manter contato com seu consumidor ou cliente, deve-se salientar que em alguns casos certos comentários sobre um produto ou serviço sempre serão alvos de filtros, para não prejudicar a imagem da organização ou contornar o problema sem resolvê-lo.
Quando existem casos em que o Blog é usado apenas como "enfeite" por uma organização, os textos e comentários ali colocados não refletem toda a verdade dos consumidores com relação aos produtos e serviços da empresa, o que acaba criando um outro "mercado" o de Blogs de consumidores insatisfeitos.
Sabe utilizar o Blog como um aliado é um processo que deverá ser "comprado" por toda a empresa, não basta apenas criá-lo e nada mais fazer, a dinâmica é muito diferente de um site, o contato é muito mais direto e objetivo, os filtros não deveriam existir e o consumidor pode dar sua contribuição à empresa, seja com elogios, seja apontando erros ou melhorias que devem ser feitas no produto ou serviço.
Em certo momentos as empresas brasileiras também poderão estar colocando seus Blogs no ar; claramente aguardam a expansão da Internet no país, mas não deveriam deixar para iniciar muito tardiamente este processo, esquecendo que dependem dos consumidores e que quando estes estão insatisfeitos acabam trazendo para o seu lado pelo menos 7 outros possíveis clientes da empresa.
Alguns pontos que podem ser destacados como primordiais neste meio de Comunicação são:
  • Não mentir;
  • Ouvir o cliente;
  • Clareza de informações;
  • Aceitar comentários negativos;
  • Conteúdo elaborado por um executivo da empresa;
  • Não filtrar os comentários (somente os ofensivos);
  • Retornar o comentário (de preferência no próprio Blog).
É certo que muitos outros pontos podem ser apontados, mas o que o consumidor quer é ser ouvido, ter seus desejos e necessidades atendidos e poder colaborar com quem lhes oferta o produto ou serviço no momento certo.