10 de janeiro de 2007

O Marketing sem departamentos

Atualmente não existem empresas sem departamentos, sejam estes departamentos controlados por terceiros ou pela própria gestão da empresa.
Com a evolução do mercado os departamentos tendem a desaparecer, as barreiras que separam as organizações serão coisas do passado, facilitando o trabalho em conjunto de todos os colaboradores da empresa.
Naturalmente existem empresas, onde a insistência em manter um modelo com departamentos isolados e guerreando entre si, que não percebem o quanto acabam perdendo, é exatamente por razões desse porte que muitas encerram suas atividades.
Algumas empresas atualmente já tentam utilizar um modelo onde os departamentos não possuem divisões, meramente questão estética em um ambiente de trabalho, poucas têm capacidade para trabalhar com um modelo de gestão onde todas as pessoas participam de todas as tarefas, sabem o que produzem ao término de sua participação no processo e podem auxiliar os demais departamentos, nesse caso usados meramente para organizar as funções e estágios de produção, em melhorar produtos e serviços.
Certamente nenhuma ou poucas organizações estão preparadas para lidar com uma gestão completa do negócio, criando vínculos entre departamentos totalmente diferentes, mas que podem contribuir entre si.
Muito mais do que eliminar as paredes da organização, os modelos de gestão que visam integrar todas as equipes geram produtos melhores, serviços de atendimento melhores e promovem o desenvolvimento de toda a organização.
O crescimento na participação de mercado é reflexo de uma atuação onde cada funcionário é tão importante para geração de idéias na organização, que possivelmente todos os envolvidos nos processos poderão colaborar para melhorar sempre os produtos e serviços ofertados.
Os departamentos podem existir no futuro, com função meramente estética em organogramas, não há mais espaço para discussões internas entre áreas que devem realmente trabalhar em conjunto.
Essa eliminação de departamentos trará muitos benefícios às organizações, como:
  • Valorização do ser humano dentro do processo;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços melhores;
  • Conhecimento mais profundo da própria organização;
  • Processos produtivos mais econômicos;
  • Soluções de desejos e necessidades mais rápidos.
Alguns departamentos serão substituídos, especialmente aqueles que tratam pessoas como peças de reposição e sempre tratam de reciclar pessoas como se nada do que soubessem fosse útil, dando lugar ao departamento de Talentos Humanos.
Outros tendem a sumir, como o próprio departamento de Marketing, passando a existir a figura de um profissional de Marketing encarregado da integração entre todas as áreas e departamentos, evitando conflitos e gerando harmonia e coerência para o sucesso da organização como um todo no mercado.
Hoje essa eliminação de departamentos é encarada como utopia por algumas organizações, sempre existem soluções que podem melhorar a empresa como um todo, e dar Valor ao ser humano é a principal delas.