29 de janeiro de 2007

Prioridades de Marketing

Toda e qualquer ação requer prioridades, assim como as pessoas têm necessidades básicas o Marketing tem um mínimo para iniciar todo o processo.
Independente do porte da empresa, é necessário que o profissional de Marketing possa usufruir de suas ferramentas da melhor forma possível.
Atualmente o mercado exige muita qualidade, este ponto chega a ser não mais comentado, é uma característica inata ao produto, logo é um ponto inicial de avaliação do consumidor.
Enquanto a organização puder dar ao consumidor o melhor produto, com as características necessárias e diferenciais, terá uma fatia de mercado e um grupo de consumidores, mas isso não garante a fidelização ou a promessa de que este consumidor volte a comprar da sua empresa.
As prioridades em Marketing são formadas por:
  • Ter ética;
  • Pesquisa de mercado;
  • Profissionais estudando constantemente;
  • Acompanhamento da evolução da concorrência;
  • Conhecimento do público-alvo;
  • Abrir um Canal para obter feedback constante;
  • Ouvir o consumidor;
  • Atender aos desejos e necessidades;
  • Formar parcerias.
Com a globalização, o aumento da concorrência, cada organização optou por direcionar suas prioridades para um certo ponto da sua produção, algumas esqueceram do consumidor, outras continuaram a empurrar os produtos ou serviços com o seu ponto de vista e aquelas que sobreviveram direcionaram seus esforços para um foco.
Os consumidores sempre desejam adquirir produtos e serviços que:
  • Atendam seus desejos e necessidades;
  • Estejam Posicionados de forma coerente;
  • Tragam benefícios perceptíveis;
  • Tenham Marca reconhecida;
  • Com qualidade.
A maior prioridade do Marketing é seu consumidor, atender os desejos e necessidades é saber ouvir corretamente o que este consumidor quer, antes que a concorrência o faça.