5 de janeiro de 2007

Teste de conceito em Marketing

Um dos primeiros passos que encaminhará o sucesso de um produto é o teste de seu conceito perante o público-alvo, apresentando-lhe a base de todo o projeto para a elaboração e introdução no mercado.
Este teste é utilizado para minimizar os gastos das empresas, também possibilita alterações ainda na fase inicial do processo e deixa em aberto a oportunidade de realizar melhorias ou até mesmo possíveis correções.
O simples fato do público-alvo poder ter em mãos um objeto muito próximo do que irá encontrar no mercado futuramente, caso o produto seja bem aceito e aprovado.
Como a criação de um protótipo é muito dispendiosa, o teste de conceito é um fator que vêm trazer para a empresa um consumidor muito mais informado, com uma opinião muito mais importante e que permitirá mudanças no produto, quando, dentro desta Pesquisa, apontam-se opiniões e soluções de um grupo relevante de consumidores.
Atualmente utiliza-se também a realidade virtual para testar o conceito do produto, são utilizados computadores e dispositivos sensoriais (como luvas e óculos) para simular a realidade.
Muitas empresas hoje utilizam a engenharia orientada para clientes para projetar novos produtos, essa abordagem valoriza a incorporação das preferências dos clientes no projeto final.
O teste de conceito implica apresentar aos consumidores uma versão elaborada do conceito, também são realizadas algumas perguntas como:
  • Os benefícios estão claros e você acredita neles?
  • Você acha que esse produto resolve um problema ou preenche uma necessidade?
  • Há outros produtos que atualmente atendem a essa necessidade e a satisfazem?
  • O preço é razoável em relação ao Valor?
  • Você compraria o produto? Qual é a sua resposta: certamente, provavelmente, provavelmente não, com certeza ou não?
  • Quem utilizaria esse produto, quando e com que freqüência?
As respostas indicam se o conceito tem um apelo amplo e forte junto ao consumidor, com que produtos esse novo produto concorre e qual é o melhor público-alvo, o nível de necessidades não atendidas e o de intenção de compra podem ser verificados em comparação a padrões da categoria de produtos, com a finalidade de checar se o conceito tem o potencial de ser um sucesso instantâneo, uma tentativa com certa probabilidade de sucesso ou um fracasso.
O mais importante para o profissional de Marketing é saber como utilizar o teste, principalmente quando o produto não faz parte do portfólio da empresa, mas foi apontado em Pesquisas como uma oportunidade de mercado e que traz para a organização uma Vantagem perante os concorrentes.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.