31 de março de 2011

A diferenciação estratégica com a criação de canais de comunicação para o desenvolvimento de soluções e troca de ideias entre os colaboradores em Marketing

A formulação de canais internos de comunicação com a intenção de se distribuir o conhecimento é essencial e traz oportunidades diferenciadas, com perspectivas novas e que apontam rumos que levam a um distanciamento natural da concorrência, criando assim uma empresa que toma suas decisões com base na sua capacidade criativa e na administração da criatividade de todas as suas áreas.
Trazer novos conceitos para o dia a dia organizacional é um passo que vai além do que está incrustado no mercado por meio dos concorrentes que diariamente fazem as mesmas coisas.
As ações também devem acompanhar o desenvolvimento que compreende e envolve o mercado, seus clientes e os concorrentes, adaptando-se ao presente continuamente, mas sem perder o brilho que deu o início às atividades de hoje.
Mas muitas empresas perdem a história que construíram ao se delimitarem por conceitos que julgam únicos e intocáveis, e que na verdade não foram confrontados antes por medo de se descobrir que o que era feito anteriormente estava completamente fora do ideal ou apenas tornasse a empresa mais uma no mercado.
Também é fato que as mudanças efetuadas por mero capricho não acabam tendo o impacto real nas ações, como se algo estivesse completamente desapegado da realidade ou fosse jogado dentro da organização sem uma razão efetiva.
Então todos os procedimentos e processos acabam em xeque continuamente, como se estivessem errados e somente o mudar, que no fundo é um jogar fora o que foi feito sem respeitar sua história e começar do zero sem ter o conhecimento necessário para se estabelecer um mínimo de coerência, fosse a solução de momento.
Esta falta de visão pode acompanhar muitas empresas de maneiras distintas, seja por uma necessidade de se obter um conhecimento maior sobre suas ações, onde a teoria e a prática caminham lado a lado, muito diferente do que é visto na maioria das empresas, pois elas jamais conseguirão alçar voos mais altos porque sequer sabem a razão de sua existência em um mercado e porque o consumidor adquire seus produtos ou serviços.
Neste momento, a incapacidade toma conta do ambiente organizacional, como se engessasse todas as opções ou as colasse de tal forma que o simples pensar estivesse associado a um crime, onde o conhecimento é uma arma que não pode ser usada ou sequer imaginada por certas pessoas.
Ir além do estágio atual em um mercado não significa única e exclusivamente abrir as portas no dia de amanhã, mas passa a ser uma constante que tem no crescimento e distribuição de informações e conhecimentos durante o período em que todas as pessoas podem trocar ideias, saindo do mero fazer por fazer.

28 de março de 2011

A diferenciação das ações inseridas no aproveitamento das oportunidades de mercado em Marketing

Tornar suas ações diferenciadas requer a aplicação do conhecimento de forma estratégica, com um foco muito bem definido e administrando o desenvolvimento de novas soluções, tanto internas quanto para seus clientes, gerando um aprendizado que cria vínculos profundos entre os colaboradores e elimina as paredes criadas que tornam as organizações um agrupamento de departamentos incomunicáveis e repletos de conflitos.
Empresas que estabelecem critérios de desenvolvimento baseados no conhecimento, e em sua distribuição interna, conseguem criar bases sólidas para colocar em ação suas práticas, atingir a excelência e inovar em cada nova oportunidade que se apresenta.
Mesmo assim é necessário contar com colaboradores muito bem preparados, sem que exista a obrigação de se fazer algo sem uma razão, fato que é muito comum e que desmantela empresas ao redor do mundo tão rapidamente que quando se dão conta já é tarde demais.
Além disso é evidente que o preparo dos colaboradores não é uma questão exclusiva de já se pegar alguém pronto, mas de se enxergar a oportunidade de se investir, criar cronogramas que visem o desenvolver de habilidades, enquanto que a concorrência sempre procura preparar as pessoas naquilo em que elas jamais terão um desempenho razoável, pois acham que todos devem saber tudo, demonstrando claramente um nível de percepção muito distorcido e que não deixa a oportunidade de se fortalecer a habilidade de cada pessoa, pois uma empresa é um conjunto que só existe quando todos estão unidos e trabalham com um foco comum.
Empresas inteligentes não correm atrás das oportunidades, pois se preparam para aproveitá-las durante toda a sua existência, deixando com que seus colaboradores tenham um treinamento contínuo ao estabelecerem conexões fortes com todas as áreas, aplicando seus conhecimentos em ideias que resultam em produtos e serviços melhores que os da concorrência.

27 de março de 2011

A aplicação das pesquisas de Marketing no desenvolvimento organizacional e a gestão da parceria com os consumidores na elaboração dos produtos e serviços diferenciados

Empresas dispostas a aprender conseguem obter um desenvolvimento mais ágil, eficaz e eficiente, aplicando as informações no lugar correto, adaptando-se ao tempo em que atuam e entregando aos consumidores produtos e serviços desejados, diferenciando-se dos concorrentes e criando uma imagem única diante do seu público-alvo.
Aprender pode ser uma constante na vida das empresas, desde que esta variável esteja inserida em suas culturas desde o princípio das atividades, demonstrando um cuidado específico com suas ações e na relação com os clientes.
Mesmo assim existem oportunidades que não são aproveitadas, já que a maioria das empresas prefere seguir caminhos tortuosos ao invés de parar e pensar, com a crença de que perdem tempo, e só neste conceito já é possível entender qual é a razão para não estarem presentes na vida de mais consumidores.
Então a disputa de mercado é facilitada, pois as empresas inteligentes sabem que é impossível perder tempo, mas conseguem aproveitá-lo de tal maneira que seus concorrentes passam a achar que acabaram por ganhá-lo.
Mas esta visão distorcida de ações é muito comum em mercados onde o conhecimento não é um dos pontos básicos na fundamentação da empresa, chegando a ficar de lado porque as organizações sequer sabem pensar, apenas agindo em tempo integral, mas sem saber porque ainda estão fazendo o que fazem.
Por outro lado é necessário que as empresas saibam evoluir e crescer dentro de seus potenciais com a mesma consciência que as colocaram em atividade e trouxeram resultados positivos ao aplicar o conhecimento no local adequado, da forma adequada e no momento adequado, criando uma base maior para suas ações e passando a gerenciar o desenvolvimento de forma muito mais inteligente.
Só que esta ação baseada em inteligência requer uma visão real daquilo que é oferecido pela empresa ao mercado e seus clientes, algumas, as mais inteligentes, oferecem produtos e serviços que satisfazem consumidores, enxergam as oportunidades como um investimento no relacionamento de pessoas para pessoas e transformam as informações nas melhores opções que os clientes poderão encontrar.
Além disso toda e qualquer ação passa a ter um sentido muito maior do que o lucro, que passa a ser consequência do êxito das ações, e demonstra mais uma vez que a preocupação das melhores empresas não é apenas produzir, mas satisfazer clientes ao redor do mundo.
Com este comportamento também entram em ação as variáveis que tocam pontos referentes ao relacionamento com os consumidores, saindo do comum e alcançando um nível profundo e que tem na simplicidade o seu grande diferencial, e que se torna difícil de ser executado, já que diariamente todas as pessoas são instruídas a lidar com o complexo, sem ter com início o que é simples, dificultando a criatividade e reduzindo as oportunidades de mercado.
As soluções mais simples encantam os consumidores porque foram criadas a partir do conhecimento compartilhado entre as empresas e as pessoas, tendo como referência as informações relevantes que abrem espaço para sair do ponto comum e satisfazer clientes.

26 de março de 2011

A diferenciação organizacional diante da formação de parcerias com os clientes através das pesquisas de Marketing

Muitas ideias são compartilhadas diariamente em empresas inteligentes, onde o foco no desenvolvimento faz a grande diferença entre a oferta de produtos e serviços diferenciados e a disponibilização das mesmas coisas aos consumidores que se encontram no mercado, tornando evidente a capacidade criativa sobre informações concretas, tendo como pano de fundo a organização, o planejamento e o conhecimento compartilhado entre as pessoas.
Com o passar dos anos as empresas podem optar por dois caminhos distintos, um deles é voltado ao desenvolvimento com base no conhecimento, o outro está ancorado na simples cópia da concorrência, uma ação comum e que não faz sentido na atualidade, uma vez que os clientes compartilham informações muito rapidamente e encontram soluções mais efetivas de forma simples e ágil, devido à gama de ofertas disponível.
Mesmo assim muitas empresas ainda recorrem às estratégias onde copiar o concorrente é mais eficaz e seguro, só que estas organizações não enxergam o que deixam de ganhar, pois sempre dependerão da movimentação do concorrente, e não de suas ações exclusivas e pensadas, o que as tornam escravas e delimita o potencial, algo que fica muito claro quando os consumidores desenham a imagem destas empresas em suas mentes, e que são expostas em pesquisas ou em conversas com seus amigos.
Esta falta de percepção da realidade do mercado parece não preocupar estas empresas, já que a noção dos fatos é superficial demais para ser compreendida, ficando apenas um discurso onde seguir o que os concorrentes fazem é a regra, quando isto é a exceção no mundo inteligente.
Então as melhores oportunidades ficam nas mãos das empresas que sempre procuram melhorar o que fazem, mostrando aos consumidores que suas informações coletadas em pesquisas são cuidadosamente aplicadas e analisadas.
Mas a profundidade com a qual estas informações são tratadas também criam oportunidades diferentes, algumas são visualizadas claramente no presente e outras já apontam um caminho futuro, tornando fundamental encontrar o tempo correto para colocar um produto ou serviço no mercado.
Além disso o consumidor também deve estar preparado para lidar com as ofertas inseridas no mercado, e este é o ponto inicial para criar um produto ou serviço, pois nem sempre os clientes terão o devido preparo e se uma ideia chega ao público-alvo antes do tempo é fato que não terá o mesmo impacto.
Por isso é vital formar uma parceria com seus consumidores, tratando-os de forma diferenciada, mas que poucas empresas sabem colocar em prática, já que acham que todas as pessoas são idênticas quando na figura de clientes, outra visão distorcida da realidade nos dias de hoje.
Com as oportunidades disponíveis e aproveitadas as empresas podem trazer para mais perto seus clientes, quando conseguem entender claramente o seu negócio e se esforçam para tornar realidade os produtos e serviços dos desejos dos consumidores.

24 de março de 2011

Ações de planejamento com foco no desenvolvimento e na administração do conhecimento dos colaboradores em Marketing

Ao tornar suas ações planejadas em realidade as empresas conseguem compreender como a excelência é fundamentada no conhecimento, tendo como fonte o aprendizado contínuo, além de utilizar os estudos e pesquisas com a participação direta dos colaboradores, criando diferenciais que geram vantagens competitivas com as quais os concorrentes não poderão competir ou sequer serem comparados em um mesmo nível.
Dentro das organizações existem diferenças que podem ser trabalhadas em favor da integração e desenvolvimento contínuo, que abrange e elimina barreiras, envolvendo cada colaborador de tal maneira que praticamente é impossível não tornar real a utilização das informações.
Mesmo assim muitas empresas resistem, criam dificuldades artificiais para que as pessoas deixem de pensar, que se afastem de toda e qualquer possibilidade de melhoria, com a desculpa de que avançar gera custos.
Esta visão deturpada faz parte do quotidiano daquelas empresas que não entendem o próprio negócio, que se afastam da realidade cada vez que observam todas as ações pelo lado negativo e que acabam abolindo os investimentos com medo de crescer e ter que fazer muito mais e melhor.
Diante deste impasse as empresas inteligentes criam métodos para colocar em prática a criatividade, pois não proíbem seus colaboradores de pensar, fazendo os investimentos precisos e calculados para que o desenvolvimento seja uma constante, e não um objetivo longe e inalcançável.
E com este comportamento há uma variável muito importante que acompanhará a empresa por muito tempo, já que o conhecimento individualizado de seus colaboradores não possui limitações em termos de criatividade e aplicação prática, pois as pessoas poderão enxergar os produtos e serviços imaginados tomando forma e vida.
Além disso estas organizações poderão conquistar seus clientes de uma forma muito mais original, tendo como fonte de referência as pessoas que, inicialmente são os clientes mais importantes, mas que dificilmente são percebidas assim, pois as empresas preferem achar que sempre sabem de tudo e não precisam da opinião daqueles que as mantém vivas e são motivadoras das mudanças e de oportunidades criadas através da melhoria contínua.

23 de março de 2011

A estruturação das atividades com a integração das áreas tendo como foco a melhoria contínua em Marketing

Empresas com foco no desenvolvimento sabem que amanhã farão tudo de uma forma muito melhor do que hoje, criando uma crescente contínua na busca pela melhoria contínua, revelando-se conhecedoras de si e que preferem evoluir continuamente sem se enganar ao colocar na mente que não precisam mais andar para à frente.
Quando as empresas não começam suas atividades de forma estruturada criam ilusões de que devem correr em todas as direções ao mesmo tempo, sem dar valor à organização, deixando o planejamento de lado, até mesmo proibindo-o e tomando decisões por impulso, para não perder tempo avaliando as informações e criando uma estrutura sólida para colocar no mercado seus produtos e serviços.
O fato mais interessante é que na cabeça destas empresas sempre existem pontos que não podem ser tocados, já que são as feridas que não cicatrizam e só atraem dificuldades para o restante das áreas.
Mesmo assim sempre é possível encontrar uma oportunidade para colocar em xeque estas situações, pois se as demais áreas comprovam de forma competente que suas ações estão embasadas em informações reais não há como encobrir por mais tempo aquilo que é o ponto que afunda toda e qualquer ação.
Chega a ser estranho se deparar com esta situação, mas ela está inserida em organizações que não estão preocupadas com a entrega de um produto ou a prestação de um serviço aos clientes, tendo como base uma ação desonesta e que afasta aqueles que não estão inseridos neste grupo.
Enquanto isso, existem empresas que prezam pela honestidade, que procuram ouvir seus clientes e satisfazê-los, já que construíram suas histórias em parceria com os consumidores, para não serem abandonadas ou abandoná-los com o passar dos anos.
Neste comportamento diferenciado também existem pontos que só ampliam as vantagens competitivas existentes, a principal é saber entender o consumidor, ouvindo-o com atenção e usando todas as suas áreas em favor do desenvolvimento integrado.
Então os colaboradores deixam de ser meros coadjuvantes para atuar em primeiro plano, sem jogar de lado o consumidor ou evitar o contato com as demais áreas.
Diante desta situação fica muito evidente que a competência só estará em evidência dentro das empresas quando elas descobrirem que ao andarem para à frente estarão criando uma história muito mais longa, ao lado do consumidor e com seus colaboradores, oferecendo os melhores produtos e serviços.

21 de março de 2011

O compromisso organizacional com os clientes em Marketing

Não compreender novos conceitos é algo comum em muitas empresas, que sequer sabem o que é o seu negócio, tentando passar uma imagem de que trabalham com um foco e no fundo fazem o oposto e até inesperado pelo cliente.
A falta de conhecimento é algo comum em alguns mercados, onde as pessoas preferem ter o despreparo como aliado, pois não se preocupam em buscar informações e fazer o seu melhor.
Isto até chega a ser comum e encarado como natural em certas culturas, colocando em dúvida toda e qualquer ação organizacional.
Dentre as ofertas disponíveis no mercado existe uma grande diferença entre as empresas que conseguem ouvir seus consumidores e aquelas que sequer tentam e criam uma auto-ilusão de que suas pesquisas trarão respostas verdadeiras sobre suas ações perante os clientes.
Então tudo o que é produzido começa a fugir do interesse do consumidor, as pessoas passam a tratar estas organizações como as últimas a serem procuradas, e que no fundo jamais serão, pois a oferta dos concorrentes disponibiliza uma gama variada de produtos e serviços.
Sendo assim as melhores empresas passam a ter maior destaque, ficam em evidência e são referências na comparação em um ato de escolha.

19 de março de 2011

A visão diferenciada no uso das pesquisas de mercado em Marketing

Pesquisas podem ser usadas de duas formas, mas muitas empresas preferem não adotá-las, pois isto irá evidenciar falhas e pontos a serem melhorados, algo que no imaginário de algumas pessoas não é interessante ou importante, já que trará trabalho e apontará que a melhor solução não foi concebida inicialmente.
Pesquisar faz parte do quotidiano organizacional, e é do interesse das melhores empresas, quem veem novas oportunidades para atender aos seus clientes de maneira a trazer a excelência como prática diária, na busca por satisfazê-los continuamente.
Mas esta visão que engloba o mercado e suas inúmeras variáveis não cabe às organizações com foco distorcido, onde os investimentos não são realizados e desenvolver pessoas não é um dos seus princípios, já que haverá uma abertura de novas portas aos colaboradores, que terão ideias inovadoras, criando novos níveis de conhecimento e passarão a distribuí-lo.
Então estas empresas ficam resumidas a meras produtoras do básico, pois não oferecem o valor agregado ou no mínimo um diferencial que atrairá a atenção dos clientes.
Por outro lado existem empresas que preferem enxergar que jamais estarão prontas, que se desenvolvem diariamente e que criam ferramentas onde o conhecimento torna possível criar interações e integrações entre as áreas, com a visão voltada à frente, sendo organizações de vanguarda, e reconhecimento dos clientes.
Desta forma a própria visão da empresa sobre si é diferenciada, já que prefere enxergar o que pode ser feito para melhorar suas ações, ter estratégias que vão ao encontro de suas necessidades e traçam objetivos que são claros e alcançáveis, pois conhecem seu potencial e deixam que seus colaboradores façam o seu melhor em conjunto.
Por isso é fácil visualizar que todas as informações coletadas serão usadas com foco na melhoria contínua, uma visão que não abrange única e exclusivamente as melhores empresas, pois os colaboradores, quando incentivados, buscam fazer o seu melhor diariamente, e se não houver esta prática acabam guardando suas melhores ideias e levando-as aos concorrentes.
Mas como esta percepção não faz parte da gestão organizacional encontrada na maioria das empresas é fácil entender porque elas não alcançam resultados melhores, já que o nível de conhecimento é mínimo nas supostas áreas que sustentam o negócio e deturpam as oportunidades ao achar que jamais erram.
Tendo este comportamento as empresas passam a reduzir todo o seu potencial a simples troca de dinheiro por um produto ou serviço, quando na verdade podem ir além do óbvio e aproveitar cada ideia em seu favor, mas que são frutos da competência e não do mudar constantemente de opinião.
Sendo assim estas organizações ficam presas a conceitos que encobrem a realidade e deixam toda e qualquer ação positiva longe do ambiente real do mercado, com a limitação do uso do conhecimento e não do aproveitamento aprofundado de cada informação.
Também fica claro que estas organizações sequer sabem quanto vale uma informação, já que tratam tudo da mesma forma, inclusive seus clientes, por acharem que já fazem mais do que devem, enquanto que seus concorrentes sempre buscam dar um passo adiante, já que as outras empresas ficam paradas.
Mesmo assim é possível encontrar no mercado empresas que se preparam diariamente para se relacionar com clientes, o que é diferente do encontro casual de compra, pois sabem exatamente quem é a pessoa mais importante, qual é o momento mais importante e o que devem fazer.

13 de março de 2011

Ações planejadas com a integração das áreas e o uso do conhecimento para a diferenciação da concorrência em Marketing

Empresas que sempre direcionam seus esforços às tentativas acabam repetindo suas ações sem resultados práticos, pois não sabem como criar soluções internas que decretem o final dos processos que amarram o desenvolvimento e prejudicam todas as áreas.
Achar que uma área é a mais importante em uma empresa é a prova de que não existe a visão real sobre o negócio que ela exerce, colocando em xeque todas as suas ações, já que o despreparo é o que sempre estará em evidência e determinará que rumo a organização deve seguir.
Esta ação é desprovida de conhecimento e torna os concorrentes muito mais fortes, algo que não é percebido, porque a gestão não está comprometida com todas as áreas.
Então as demais empresas que planejam suas ações, pensam de maneira integrada e oferecem aos consumidores soluções acabam por se destacar positivamente, diferenciando-se e criando oportunidades de relacionamentos duradouros com os clientes.
Também é interessante ressaltar que esta visão propicia usar toda a criatividade das áreas em favor do desenvolvimento conjunto, e que todas as áreas trabalham umas com as outras de forma a criar uma estrutura desprovida de amarras ou paredes invisíveis.
Desta maneira o resultado mais comum é o valor percebido pelos consumidores, que conseguem ler claramente as informações que não podem ser entregues em um relatório, mas que influenciam nas decisões.
Outro ponto é direcionado à manutenção da relação do cliente com a empresa, que é definida pela vontade e desejo do consumidor, devido à gama elevada de opções disponíveis no mercado, independentemente do local em que a empresa se encontre.
Por isto é possível analisar as empresas por ângulos que antes não eram tão claros para os clientes, e que hoje são fatores decisivos, especialmente quando o discurso organizacional não está formatado em suposições sem fundamentos ou porque ainda existe a impressão de que as organizações determinam o que o cliente deve, e quer, receber.
Diante das mudanças no comportamento dos consumidores é possível perceber que esta visão delimitada ao extremo não possui qualquer influência do conhecimento, partindo para ações que não são baseadas no mundo real, e que a própria empresa, com base no achar, discursa eternamente que aquele modelo de negócio funciona desta forma, ao invés de se esforçar para ser diferente e então satisfazer os consumidores.

9 de março de 2011

A diferenciação do contato com os clientes dentro dos fundamentos organizacionais e estratégicos de Marketing

As conexões mais importantes das empresas com seus clientes não estão baseadas em seus produtos e serviços, pois o contato de pessoas com pessoas é um diferencial pouco explorado pela maioria das organizações, que acham que estão ligadas única e exclusivamente ao cliente por meio daquilo que venderam.
Ter uma empresa formada por pessoas pode parecer uma constatação utópica, mas existem poucas empresas no mercado global que conseguem obter este diferencial, na maioria dos casos há um enfoque somente sobre o que é produzido, e os colaboradores são máquinas que estão alocadas em departamentos para executar ordens.
Muitas pessoas até pensarão que esta forma de agir não é tão comum, mas quando param para pensar melhor e analisar todas as suas experiências com empresas, produtos, serviços e com o atendimento, poderão compreender melhor qual é o objetivo principal da organização.
Logicamente há um longo caminho a ser percorrido, pois o contato com pessoas que representam a empresa sempre estarão disponíveis, seja fisicamente ou virtualmente, através de todos os canais de comunicação disponibilizados pelas empresas e do ponto chave em questão que está baseado no relacionamento.
Para muitas empresas, o relacionamento é uma ação que tem começo, meio e fim, sendo vista como a entrada do cliente na loja, escolha do produto ou serviço e pagamento, colocando um ponto final definitivo, sem dar a menor chance para que haja um contato futuro.
Este comportamento existe porque muitas empresas evitam pensar, partindo diretamente para a ação por impulso, sem uma base lógica para fundamentar toda a sua estrutura, seja física ou criativa.
Também é interessante ressaltar que já houve uma época em que esta atitude era a regra do mercado, pois poucas organizações forneciam os produtos e serviços, colocando o cliente em último plano e produzindo qualquer coisa, já que não existiam opções em larga escala.
Mas hoje as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor influenciam muito mais as decisões organizacionais e as tornam mais valiosas, só que as organizações não devem se prender à falsa crença de que só devem fazer o que o cliente pede.
Então as análises mais profundas acabam apontando para um novo funcionamento do mercado, onde o cliente e as empresas são parceiros, e troca informações constantemente afim de criar produtos e serviços cada vez melhores, como soluções efetivas e não geradores de problemas.
Desta forma fica mais claro que as experiências vivenciadas pelos colaboradores também passam a integrar uma variável muito importante em todo o processo, desde a idealização de um projeto, passando pelos estudos e pesquisas, chegando aos testes, entrando em produção e finalmente nas mãos dos próprios clientes, sem findar o ciclo.
Mesmo assim muitas organizações preferem basear suas ações no achar, fazendo do feeling o seu principal instrumento na tomada de decisões, e por isso desaparecem do mercado rapidamente, e que é o melhor para todos, sem exceção.

8 de março de 2011

O êxito da diferenciação com o relacionamento com os consumidores e a precisão dos estudos e pesquisas de Marketing

Ouvir os consumidores é uma constante nas empresas inteligentes, que preferem manter um diálogo franco e direto com as pessoas, pois sabem compreender o que é dito, além de trazer cada uma as experiências diferenciadas com seus produtos e serviços para dentro da organização, como fonte de referência, diferenciação e manutenção da excelência em tudo o que produzem e entregam aos consumidores.
Saber pesquisar o mercado, principalmente seus consumidores, é uma variável que poucas empresas dão valor, pois acham que já possuem todas as respostas, criando conflitos desnecessários e proibindo o desenvolvimento de pertencer à organização.
Esta visão limita o raio de atuação organizacional, pois gera um desconforto entre todos os seus colaboradores, que vão se acumulando ao longo do tempo e não permitem enxergar uma solução em nenhum prazo.
Mas o mercado conta com diferentes modelos de organizações, e normalmente as melhores passam a aproveitar cada oportunidade quando em contato constante com seus clientes, sem perder o controle sobre suas ações e ainda assim encontrando espaço para dedicar ao desenvolvimento contínuo.
Este posicionamento revela a capacidade em lidar com qualquer tipo de situação, transformar os problemas em oportunidades, colocando novamente o conhecimento na base de suas ações, só que ao invés de armazená-lo em bancos de dados acada distribuindo-o internamente.
Nesta relação da empresa com o conhecimento e sua distribuição fica evidente o preparo exigido dos colaboradores, que prezam pela excelência, já que são incentivados diariamente a fazer o seu melhor, trazendo sugestões e aprimorando o que já é feito, uma vez que a própria empresa permite que haja tempo para estudar e desenvolver novas soluções.
Então o dimensionamento do tempo dedicado ao desenvolvimento de ideias também entra em pauta, e não se delimita uma área específica, pois todos contribuem, já que a visão não é um fator de redução da capacidade criativa, mas uma ferramenta para integrar as áreas e torná-las fontes inesgotáveis de ideias, outro diferencial percebido pelos consumidores quando adquirem um produto ou serviço.
Além disso outros diferenciais acabam entrando em ação, e toda a relação dos clientes com a empresa evidenciam o preparo e a dedicação em exercer tudo da maneira mais simples, esclarecendo toda e qualquer dúvida dos consumidores, tornando a organização muito mais rara, pois não julga a dúvida em si, mas permite que o cliente obtenha as respostas que precisa.
Este tipo de ação também é encontrado em poucas empresas, que preferem jogar seus produtos e serviços no mercado, sem dar o suporte, achando que o consumidor não influencia no futuro da organização, demonstrando total desconhecimento da realidade.
Diante desta diferenciação a maioria das empresas não consegue entender os motivos que fazem com que seus concorrentes se destaquem, especialmente quando não abrem seu olhos àquilo que está evidenciado e traz sentido às ações.
Para as empresas que controlam suas ações e planejam os caminhos que pretendem seguir existe o êxito em tudo o que produzem, fator que tem como consequência o sucesso e já deixa muito claro que tudo o que é feito hoje possui uma história, uma razão de ser e coloca em primeiro plano o conhecimento, independentemente do que os concorrentes acham.

7 de março de 2011

A administração da distribuição do conhecimento organizacional obtido em estudos e pesquisas de Marketing

A distribuição do conhecimento deve ser parte de um processo contínuo de desenvolvimento das empresas, sem que existam propostas para que uma única pessoa detenha o controle de todas as ações, mas que ocorre diariamente e é tão comum que na maioria das vezes chega a passar a impressão de que é um procedimento natural às organizações, mas que no fundo revela uma incapacidade em administrar a excelência e até mesmo a proíbe de fazer parte do dia a dia dos colaboradores.
Muitas informações são perdidas quando as empresas não conseguem compreender a razão pela qual devem compartilhar o conhecimento obtido ao longo dos anos com seus colaboradores para torná-los cada vez melhores, integrando as áreas e fortalecendo as habilidades.
Ao contrário da lógica as empresas preferem investir em treinamentos para fortalecer o que não é uma habilidade, pois sequer compreendem o conceito de habilidade, gerenciando problemas diariamente e partindo para ações que são tomadas por impulso, sem uma raiz que seja plantada nos estudos e pesquisas, e por isso passam a maior parte do tempo em discussões que de nada adiantam.
Mas este comportamento é tão comum que as pessoas acabam se habituando, passando a tratá-lo como algo necessário, quando na verdade é uma exceção que denigre a imagem da empresa diante dos clientes e a torna um amontoado de departamentos, que não se comunica e evita se encontrar.
Diante desta incapacidade em reconhecer e fazer o que é correto as empresas perdem muito mais do que clientes, deixam de olhar para o mercado global, agem como se fossem as únicas a oferecer os produtos ou serviços e ainda tentam amarrar seus consumidores, pois acreditam que é a empresa que delimita a fidelização e permite que o cliente fique satisfeito com o que adquire.
No fundo estas empresas pouco sabem sobre o seu próprio negócio, desconhecem o setor em que atuam e não entendem qual é a razão pela qual seus colaboradores partem em busca de oportunidades na concorrência, devido à miopia e às distorções impostas como verdades absolutas.
Enquanto isso os concorrentes que olham para o mercado como um fornecedor de oportunidades conquistam mais clientes, podem desenvolver soluções mais inteligentes e criam produtos e serviços desejados.
Mas mesmo assim ainda sabem que terão que se desenvolver com o passar dos anos, tomar decisões baseadas nos estudos e pesquisas, gerenciar as habilidades de todos os seus colaboradores e trazer os consumidores para dentro da organização, afim de tornar realidade os produtos e serviços imaginados pelas pessoas.
Só que as outras empresas acham que correrão riscos desnecessários, passarão a fazer o que não é importante e perderão tempo, situações que não possuem embasamento algum e que demonstram o despreparo completo, pois se a sua empresa não toma a atitude de fazer o que é certo ao ter as informações em mãos o concorrente o fará, assim como a base para as ações está no conhecimento e na administração do tempo, aproveitando-o da melhor forma possível.
Então as suposições ficarão apenas em empresas que deturpam a realidade, já que ao distribuir as informações, de forma organizada e que venha a complementar a integração das áreas, a organização ganha muito mais do que a preferência dos consumidores, pois passa a tornar suas ações parte do quotidiano, dentro de uma cultura que busca novas soluções mesmo quando acaba de colocá-las no mercado para seus clientes, sem medo de saber que a evolução é fundamental para qualquer negócio.

6 de março de 2011

A integração das áreas de maneira estratégica em Marketing para a oferta de soluções aos clientes

A perspectiva com que as empresas olham o mercado pode delimitar suas ações, dentro de suas competências, sem que exista a necessidade eminente de se eliminar todo o qualquer concorrente, pois a evolução de qualquer organização só é possível ao contar com um mercado diversificado, que traz novas aplicações de um conhecimento comum e que projeta a oportunidade de se criar uma solução ao manter um convívio melhor com seus consumidores, por meio dos colaboradores e o conhecimento individualizado que é aproveitado efetivamente.
Muitas empresas preferem olhar o mercado como um território em que só existe espaço para uma organização, tentando a todo custo eliminar outras empresas e fazer com que os clientes sejam vistos como uma moeda de troca, pois o único valor que possuem está ligado àquilo que adquirem.
Este tipo de visão limitado e orientado à péssima entrega de um produto ou serviço é muito comum, todos encontram exemplos diariamente, pois ainda existem organizações que não conseguem viver com a mudança ocorrida, e mesmo assim continuam gerando insatisfações cada vez maiores, pois não conseguem cumprir as promessas.
Dentro desta distorção aplicada ao extremo é possível realizar uma análise aprofundada em todas as áreas e perceber que não existem pessoas devidamente capacitadas, já que a forma com que a organização trabalha não leva em conta o conhecimento e a integração, mostrando que estas empresas preferem manter todas as pessoas isoladas em caixas, já que o contato entre elas é prejudicial porque gera o desenvolvimento, algo que não é bem visto e sequer deve ser imaginado por qualquer um.
Então tudo o que a empresa faz não tem valor, passando despercebido e criando para seus clientes a impressão de que o tempo foi perdido, pois o resultado não foi baseado em estudos e todas as promessas foram vazias.
Do outro lado existem empresas que firmam compromissos que podem ser entregues, pois analisar a situação, conhecer os consumidores, traçar um planejamento e usar o conhecimento, que são fundamentos básicos para toda e qualquer ação, e esta cultura diferenciada nasceu com a empresa, aproveitando-se dos modelos que não oferecem problemas, mas soluções a todos.
Neste cenário onde os diversos modelos de empresas se confrontam há um fator que é avaliado de forma diferente, e que pode ser tratado como um dos parceiros mais importantes ou um coadjuvante, quando muito, dentro de toda a relação da empresa com o mercado e os consumidores.
Só que também existem momentos em que as empresas despreparadas conseguem aprender, mas logicamente não aplicarão o conhecimento, pois isto é uma perda de tempo, pois a organização terá que pensar, estudar e aplicar um planejamento em suas ações.
Ainda assim é interessante observar que muitas destas empresas, no momento de sua concepção, perderam-se em meio às ações infundadas e direcionadas por impulsos que não possuíam nenhum embasamento real, dentro de especulações do eterno achar, como se o mercado fosse uma loteria e a competência não valesse nada.
Uma empresa que conta com ações baseadas no conhecimento pode obter resultados mais expressivos por saber que jamais estará pronta, que a cada dia o aperfeiçoamento é vital e que as mudanças não devem ser encaradas como a ação de se jogar tudo o que foi feito até o presente fora e começar do zero, mas compreender que a mudança é uma melhoria contínua que permite escrever uma história por muito mais tempo que os concorrentes despreparados e que não sabem o que dizer sobre si aos consumidores.

5 de março de 2011

Ações estratégicas no uso do conhecimento para a criação de produtos e serviços com o foco do cliente e a inovação em Marketing

A relação das empresas com seus consumidores é reflexo direto da forma como todos os seus colaboradores são tratados, mas que são coisas completamente distintas nestas organizações, que sequer sabem quem são, para que existem e o que fazem, dando toda a prova de sua incompetência em atender aos desejos dos clientes e de fazer com que as pessoas tenham novas ideias e coloquem-nas em prática, realizando estudos e pesquisas, com um foco muito mais objetivo do que a concorrência.
Estar presente em um mercado já é o suficiente para muitas empresas, que sempre partem de suposições sem fundamentos para colocar em prática algo que não dará certo, pois o mero fato de sair fazendo sem saber ao certo o que é o projeto está na essência destas organizações despreparadas.
Também é interessante observar que estas organizações deixam a desejar em quase todas as suas áreas, sem ter um objetivo que seja comum a todos, pois as suposições e a constante ação de achar que algo deve ser feito tomam a dianteira e priorizam o que não tem valor real para o cliente.
Neste comportamento também é fácil verificar que as informações são detalhes que fogem da compreensão destas empresas, pois não há o menor esforço para fazer dar certo, para que tudo já comece a funcionar corretamente ou que exista uma possibilidade mínima de que a forma como as ações são tomadas estejam dentro da perspectiva de estudos.
Outra variável que preenche estes ambientes é a falta de comunicação, e novamente as ações são tomadas por impulso, sem base lógica e onde as estratégias não são elaboradas, pois toda a ação é feita de repente, na hora em que uma pessoa acha ser a ideal e não no momento certo.
Além disso a maioria dos envolvidos também pactua desta ação desenfreada e sem lógica que domina o ambiente organizacional, pois a intenção não é servir aos consumidores, mas prejudicá-los rapidamente e então buscar novas vítimas.
Por isso muitas pessoas, na figura de consumidores, deixam estas empresas diariamentee, partindo para os concorrentes e então encontrando os produtos e serviços desejados, mas que poderiam ser adquiridos na primeira opção encontrada, caso ela fizesse algum sentido no mercado.