27 de abril de 2016

O autoconhecimento organizacional na geração de ideias e aproveitamento da criatividade em Marketing

Criar soluções é um exercício diário para as empresas inteligentes, que conseguem unir informações na construção de ideias e geram produtos e serviços que chegam ao consumidor quando viáveis, enquanto que as organizações medíocres apenas seguem o que já existe para não ter que se esforçar e melhorar com o passar do tempo.
A mediocridade que domina certos mercados é fruto de uma incompetência enraizada numa cultura onde o relacionamento com o consumidor é visto como a mera troca monetária por produtos e serviços por ambos os lados, pois quase todos querem apenas levar vantagem sobre os outros ludibriando-os.
Por isso muitos mercados são reféns de âncoras que os prendem eternamente à mesmice, algo que é proposital para culpar os competentes por terem saído do comum e entregue aos consumidores mais do que produtos e serviços, da mesma maneira que culpam estes mesmos clientes por não terem adquirido o que não é interessante e tão pouco atenderá aos seus desejos.
Obviamente há um lado que escolhe os riscos do fazer, enquanto que a mediocridade fica com o lado do não fazer para não ter que melhorar, gerando um desnível que impede que o mercado se desenvolva e que mais empresas possam atender aos clientes nas mais diversas demandas.
E os que escolhem os riscos de fazer são beneficiados com aprendizados e experiências que apontam para um desenvolvimento aplicável no mundo real, pois estas empresas sabem que os riscos sempre se dividem em duas partes iguais, pois se a sua empresa não faz o concorrente inteligente faz e a sua organização fica para trás.
Além disso é preciso que a organização compreenda que toda a sua estruturação é única e não será replicada em nenhuma outra, mas as mentes medíocres insistem que podem copiar o concorrente e que tudo funcionará perfeitamente, esquecendo-se de que até mesmo as empresas de mesmo setor são tão diferentes que quando uma não se conhece o suficiente é inundada por sugestões estapafúrdias que visam copiar os outros porque lá funciona.
Então muitas empresas passam apenas a funcionar, como meras reprodutoras de uma mesmice que as afunda cada vez mais e não abre espaço para que as ideias dos colaboradores sejam desenvolvidas e, quando viáveis, cheguem ao consumidor ou possam ser aplicadas internamente para melhorar a organização em si.
A melhor solução para uma empresa é ser ela própria, conhecendo-se profundamente e aproveitando todo o conhecimento de seus colaboradores ao mesmo tempo em que traz mais informações úteis no mundo real para o quotidiano organizacional, abrindo espaço para que a criatividade gere produtos e serviços viáveis que encantem o consumidor e permitam que existam novos encontros entre os dois lados no futuro.