23 de maio de 2016

A oferta de soluções e a geração do relacionamento com o consumidor em Marketing

Empresas que sabem levar soluções aos consumidores são raras, principalmente quando a mediocridade assola o mercado e faz com que as organizações se achem as únicas provedoras desta ou daquela solução, impedindo clientes de buscar em outras empresas o que desejam apenas para fazer com que o consumidor vire refém da organização.
A prática de escravização de consumidores é disseminada em mercados irrelevantes, especialmente quando o que as organizações oferecem é antiquado na comparação direta com as empresas inteligentes, revelando um modelo que para no tempo e não melhora de forma proposital com a intenção de elevar o valor cobrado do cliente sem oferecer-lhe algo minimamente bom.
Esta ação é tão comum que dentro destas empresas os colaboradores não podem colaborar, mas apenas funcionar continuamente sem pensar, sem interagir com o cliente de maneira humana, pois a organização só funciona reproduzindo as mesmas ações diariamente e faz de tudo para que as pessoas não passem de coisas a serem usadas.
Obviamente as mentes medíocres ainda trarão o discurso de que esta prática não existe, que a empresa deve funcionar e não pode sair daquilo que faz, demonstrando que preferem abolir o conhecimento do ambiente interno para mecanizar a tudo e a todos com a finalidade de perpetuar o que não tem valor.
Então os colaboradores não podem pensar, não devem agir para oferecer uma solução para o cliente e ainda são aprisionados em ações que jogam no consumidor a culpa pelos produtos e serviços ruins colocados no mercado.
Por isso os clientes inteligentes buscam empresas inteligentes, onde encontram colaboradores que saem do comum para demonstrar que, mesmo quando não é a sua empresa que pode oferecer aquela solução específica, há um diversidade de organizações que podem atender àquele desejo, criando um vínculo incompreensível para as mentes medíocres que tratam seres humanos como recursos.
Também é evidente que empresas podem manter alguns padrões, mas que os processos mecanizados não façam das pessoas meras peças, pois a inovação tão desejada pelas empresas medíocres não é alcançada porque elas querem evitar o custo de trazer problemas para dentro da organização, enquanto que as empresas inteligentes sabem que todo problema é a oportunidade de se atender ao desejo do consumidor antes do concorrente, criando assim a chance de um relacionamento duradouro entre os dois lados.