12 de julho de 2016

A inteligência no aprendizado com a concorrência em Marketing

Aprender com a concorrência e se desenvolver deve ser algo comum dentro de qualquer empresa, mas quando o mercado é voltado a impedir que o cliente receba o melhor que se pode produzir há uma conduta das organizações direcionada a tratar cada consumidor como um inimigo a ser eliminado.
A capacidade organizacional de aprender depende do mesmo ponto apresentado em cada colaborador, algo que não existe em mercados medíocres que são protegidos da entrada de novos concorrentes, com burocracias desnecessárias e que impedem o indivíduo de empreender e oferecer melhores produtos e serviços aos clientes.
Também é fato que a inteligência é o fator abolido dos mercados medíocres, onde pessoas são recursos e o concorrente deve ser exterminado, ação que também se aplica aos clientes destas organizações, pois são os consumidores que atrapalham a empresa e a fazem perder tempo tentando consertar o que o produto ou serviço não fez.
Por isso é fácil entender a razão pela qual os mercados medíocres são facilmente corrompidos por práticas vis que se tornam a cultura valorizada, pois as empresas incapazes de melhorar sempre vão culpar o cliente por tê-las procurado, da mesma maneira com que as organizações inteligentes acabam virando alvo de práticas que as colocam como vilãs.
Com isso há um ciclo que se espalha e faz com que o cliente seja inimigo das empresas quando uma pessoa está representando a empresa durante um processo de venda, fato que é modificado quando a pessoa, que antes representava a empresa, agora é o cliente e exige um tratamento diferente daquele que ela oferece às outras pessoa.
Desta forma fica ainda mais fácil compreender as razões que levam as organizações a desaparecer cada vez mais rapidamente, pois elas não estão preocupadas em se desenvolver realmente, já que tratam pessoas como recursos e os clientes são cofres a se esvaziar e expulsar da fila o mais rapidamente possível.
E enquanto esta for a regra para muitas pessoas nada mudará e as empresas, quando forem confrontadas com concorrentes inteligentes, desaparecerão sem deixar qualquer saudade àqueles clientes que as procuraram e não foram tratados como pessoas, pois a empresa estava apenas preocupada em ludibriar os clientes.
Por outro lado existem as empresas que sabem que podem aprender com concorrentes melhores, que podem melhorar suas ações ao ter com quem competir pela excelência, buscando novas informações e permitindo que seus colaboradores façam uso dos conhecimentos que possuem e possam focar no desenvolvimento de soluções, enquanto que as empresas medíocres seguem fazendo tudo do mesmo jeito perpetuamente.