3 de outubro de 2016

O impacto das ações organizacionais e o relacionamento com os clientes em Marketing

Fazer com que uma empresa se torne fonte de situações em que o cliente fique insatisfeito é algo corriqueiro nos mercados medíocres, pois o consumidor atrapalha a organização ao adquirir seus produtos ou serviços, impondo-lhes a obrigatoriedade de trabalhar para produzir, algo condizente com as práticas vis onde o único interesse das pessoas que formam as empresas é prejudicar as outras pessoas rapidamente sem que sejam percebidas.
Mercados medíocres são compostos por empresas que optam por pessoas que funcionam e não pelas que pensam, pois acham que seres humanos são recursos e que o consumidor é um cofre recheado a ser esvaziado de forma rápida.
Por isso a competitividade das empresas em certas localidades é tratada de forma esdrúxula, pois muitas pessoas acham que a multiplicação de organizações fazendo produtos e serviços similares é a demonstração de que aquele mercado está melhorando, quando na verdade há apenas a reprodução de ações que têm validade e logo são esquecidas pelos consumidores.
Também é fácil constatar que as empresas que formam grupos para se proteger não estão interessadas em levar ao consumidor os melhores produtos e serviços, mas sim as contas e dívidas na forma de produtos e serviços, rejeitando qualquer ação que a leve a oferecer algo digno ao cliente.
Desta forma o mercado perde a chance de melhorar como um todo, pois o consumidor que pode, e vai, buscar outra empresa em qualquer lugar do planeta alcançará seu objetivo que envolve a qualidade independentemente da localização da organização, mas para as mentes limitadas das empresas medíocres o cliente é um refém ou escravo que tudo lhes deve.
E com isso as empresas que se preparam minimamente já conseguem levar algum valor aos clientes, o que faz com que as empresas que se agrupam procurem protecionismos que impedem o desenvolvimento porque jamais tiveram interesse em entregar algo razoável ao mercado e consumidores, por isso se apegam as ações que impedem seus clientes de procurar o melhor.
Também é fato que as melhores empresas não têm ações exclusivamente locais como na época em que iniciaram suas atividades, e é esta ação que se conecta com o mercado em que estão em contato que faz a diferença para o cliente, criando vínculos ao invés de prisões, desenvolvendo produtos e serviços que gerem soluções em detrimento à mera troca de dinheiro por produto ou serviço, assim como optam pelo relacionamento ao deixar que o processo de vendas esteja alinhado com os valores da organização, de seus colaboradores e clientes, abrindo espaço para que futuramente haja nova interação e todos os envolvidos estejam satisfeitos.